Visita ao CRIF

Picture
              No dia 2 de Outubro de 2009, pelas 10 horas e 45 minutos, visitámos o Centro de Recuperação Infantil de Fátima. Inicialmente, reunimo-nos com a Dr.ª Carmo, psicóloga do Centro, tendo como a seguinte ordem de trabalhos:
ü  Apresentação de projectos educativos desenvolvidos anteriormente pela instituição, como por exemplo “O outro podias ser tu”, que visava a eliminação das barreiras arquitectónicas;
ü  Debate de possíveis iniciativas a criar para o benefício do CRIF, como por exemplo, a angariação de fundos para a criação de uma sala snoozelen;
ü  Reflexão acerca do Decreto-Lei nº 3/2008 de 7 de Janeiro que tem como finalidade a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, no ensino regular;
ü  Conhecimento da realidade de pessoas detentoras de deficiências, mentais e/ou físicas. 

                Dando por terminada a reunião, tivemos a oportunidade de conhecer as instalações de forma a conhecer um pouco da realidade de pessoas detentoras de deficiências, mentais e/ou físicas. Esta instituição estava dividida em várias áreas fundamentais, a entrada, o refeitório, o pavilhão, a piscina, as salas temáticas, o átrio e por fim as salas de ensino profissional.
    Tivemos a oportunidade de observar e interagir com os alunos do centro nas suas salas onde desenvolviam actividades de âmbito cognitivo como, por exemplo, escrever ou contar. Vimos, ainda, utentes que desenvolviam actividades ocupacionais (tapeçarias, esmirna, arraiolos, toalha de mesa, cozinhar, …) e deparamo-nos como o enorme espólio de obras plásticas distribuído por todo o CRIF.
Picture
clique nas imagens para visualizar as restantes obras de arte do CRIF
     Os alunos deste centro têm a possibilidade de frequentar múltiplas actividades/terapias como psicomotricidade, natação, futebol, terapia da fala, caminhadas, hipoterapia, entre outras. Todas estas actividades são, a nosso entender, muito gratificantes para os seus participantes e para o seu desenvolvimento pessoal.

                Por fim, reunimos com a assistente da acção social que demonstrou total apoio ao nosso projecto e demos por encerrada a visita.