Psiquiatria

Picture
     Psiquiatria é uma palavra que deriva do grego e que significa “a arte de curar a alma”. Deste modo, a psiquiatria é um ramo da medicina especializado em doenças mentais que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de distúrbios mentais, sejam elas de foro orgânico ou funcional. Os psiquiatras não só diagnosticam e tratam esses distúrbios, como também conduzem investigação dirigida à sua compreensão e prevenção.

     Os psiquiatras tratam de pacientes no consultório particular, em hospitais gerais ou em unidades especializadas para o doente mental (hospitais psiquiátricos, ambulatórios, centros comunitários ou de saúde mental), possuindo muitos deles outras formações em psicanálise, psiquiatria infantil, ou outras sub-especialidades. Em contrapartida, os psicólogos, que muitas vezes actuam em estreita colaboração com psiquiatras, não são formados em medicina e, consequentemente, não diagnosticam a doença física, nem administram medicamentos.

     O domínio da psiquiatria é invulgarmente extenso para uma especialidade médica. Os distúrbios mentais podem afectar a maioria dos aspectos da vida dos pacientes, incluindo o funcionamento físico, o comportamento, as emoções, o pensamento, a percepção, as relações interpessoais, a sexualidade, o trabalho e o lazer. Esses distúrbios são causados por uma combinação mal compreendida nas determinantes biológicas, psicológicas e sociais. Deste modo, a tarefa da psiquiatria é reconhecer as diversas fontes e manifestações de doença mental.